Porque o uso do EPI

A exigência dos equipamentos de proteção individual (EPIs) vem crescendo cada vez mais, principalmente nos setores industriais. Conforme a NR 06 (norma regulamentadora) contida na portaria 3.214/78, EPI é um dispositivo ou produto, de uso individual, utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção de riscos e ameaças a segurança e a saúde no trabalho. Sendo, a empresa, obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento.

Cabe ainda para a empresa, exigir o uso dos EPIs pelos seus funcionários durante a jornada de trabalho, realizar orientações e treinamentos sobre o uso adequado e a devida conservação, além de substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado. Os trabalhadores têm seus direitos e deveres, nessa situação não é diferente, sendo responsabilidade dos empregados, usar corretamente o EPI durante o período de trabalho, mantendo sempre em boas condições de uso e conservação.

O não cumprimento do uso do EPI poderá acarretar em ações de responsabilidade cível e penal, além de multas aos infratores.

Mitos sobre EPIs

Muitos trabalhadores se valem de mitos para justificar a não-utilização de EPI, prática que deve ser desencorajada em qualquer ambiente de trabalho.

EPI é desconfortável?

As empresas que fabricam têm a preocupação de confeccionar seus materiais leves e confortáveis de acordo com a necessidades de seus clientes e a sensação de desconforto pode estar associada a falta de treinamento e uso incorreto do EPI.

EPI é caro?

O seu investimento com EPI é pouco em relação aos outros investimentos no ambiente de trabalho, e bem inferiores aos gastos com primeiros socorros, licenças por acidente de trabalho por falta de EPI, redução da produtividade do trabalho por lesão no trabalhador ou afastamento deste.

Você tem alguma dúvida? Entre em contato conosco.

A VILLE procura buscar o aperfeiçoamento e inovação para uma melhoria continua de seus produtos e serviços e garantir qualidade e segurança para seus colaboradores e clientes.